Programa
Turma C
1a aula (09/03): Apresentação do curso; Introdução à Tragédia Grega: origens e autores; Características formais da Tragédia.
2a aula (16/03): Os Persas, de Ésquilo: comentário e discussão;
3a aula (23/03): Oresteia: Agamêmnon, de Ésquilo: comentário e discussão;
4a aula (30/03): Oresteia: Coéforas e Eumênides, de Ésquilo: comentário e discussão;
5a aula (13/04): Ájax, de Sófocles: comentário e discussão;
6a aula (20/04): Antígona, de Sófocles: comentário e discussão;
7a aula (27/04): Primeira Prova;
8a aula (04/05): Édipo rei, de Sófocles: comentário e discussão;
9a aula (11/05): Electra, de Sófocles, e Electra, de Eurípides: comentário e discussão;
10a aula (18/05): Medeia, de Eurípides: comentário e discussão;
11a aula (25/04): Hipólito, de Eurípides: comentário e discussão;
12a aula (15/06): Bacantes, de Eurípides: comentário e discussão;
13a aula (22/06): Segunda Prova.
14a aula (06/07): Prova Final
Textos Complementares:
Goldhill, Simon (2004) ‘A questão da tragédia’, em idem, Amor, Sexo e Tragédia. Rio de Janeio: Zahar, pp. 199-209. (Para 16/03)
Vidal-Naquet, Pierre (1999) ‘A caça e o sacrifício na Oresteia, de Ésquilo’, em Vernant, Jean-Pierre e Vidal-Naquet, Pierre, Mito e Tragédia na Grécia Antiga, São Paulo: Perspectiva, pp. 101-124. (Para 30/03)
Vernant, Jean-Pierre (1999) ‘Tensões e Ambiguidades na Tragédia Grega’, em Vernant, Jean-Pierre e Vidal-Naquet, Pierre, Mito e Tragédia na Grécia Antiga, São Paulo: Perspectiva, pp. 7-24. (Para 20/04)
Goldhill, Simon (2004) ‘A mãe de todas as histórias – o Édipo grego’, em idem, Amor, Sexo e Tragédia. Rio de Janeio: Zahar, pp. 267-275. (Para 04/05)
Hirata, Filomena Yoshie (1991) ‘Medeia: uma apresentação’, em Torrano, João Antonio Alves (1991) Eurípides – Medeia, São Paulo: Hucitec, pp. 11-23. (Para 18/05)
Serra, José Pedro (2006) ‘As Bacantes como tragédia do conhecimento’, em idem, Pensar o Trágico, Lisboa: Calouste Gulbenkian, pp. 415-437. (Para 15/06)
Avaliação: Provas individuais com consulta aos textos complementares indicados pelo professor ao longo do semestre. A leitura desses textos é OBRIGATÓRIA, assim como os textos das tragédias.