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Conferência: Grécia Clássica no Cinema (mai/2005)

Conferencista: Maria Cecília de Miranda Nogueira Coelho - deltos@gmail.com
Mestre em Filosofia e Doutora em Letras Clássicas (USP)
Secretária da Secretaria Regional Sul (SC, PR, RS) da Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos

Coordenação: Prof. Jorge Ferro Piqué (jorge.pique@ufpr.br)

Data: Dia 25 de maio de 2005, às 16:30h

Local: Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes - R. Gal. Carneiro, nº 460.
Ed. D. Pedro I - 11.º andar - Anfiteatro 1100. Cartaz para divulgação

Inscrição: Não há taxa de inscrição. As inscrições podem ser feitas das 16:00 às 16:30, no local da conferência, ou após a mesma.

Duração: A conferência durará aproximadamente 1 hora e 50 minutos.

“A tragédia floresceu e foi aclamada admirável récita e espetáculo dos homens de outrora, geradora e fornecedora de ilusão por meio dos mitos e paixões; como disse Górgias, o que iludiu é mais justo do que aquele que não iludiu, e o iludido é mais sábio do que o não iludido. De fato, o que ilude é mais justo porque, tendo prometido algo, cumpriu, e o iludido, mais sábio, pois o que se deixa prender mais facilmente pelo prazer das palavras não é insensível.”

Plutarco, A Gloria dos Atenienses 5p. 348c. [frag. 23, Diels-Kranz]

“O contato entre o diretor e o público é algo único no cinema, pois este transmite uma experiência impressa na película em formas radicalmente emotivas e, portanto, cativantes. O espectador sente necessidade de tal experiência vicária visando reaver, em parte, o que ele mesmo perdeu ou deixou escapar; ele persegue isto em um tipo de “busca do tempo perdido”. Quão humana será esta experiência novamente adquirida depende somente do autor. Uma grave responsabilidade!”

A. Tarkovsky, Sculpting in Time, Texas U.P., p.179

Fragmentos – cenas – tópicos

a) Ao utilizarmos filmes para discutir estudos clássicos, devemos considerar tanto a autonomia da obra cinematográfica como sua função pedagógica.

b) As 30 cenas foram escolhidas em uma alusão ao número de quadros necessários para produzir a ilusão de movimento (kinema) da captação em vídeo.

Filmes cujas cenas serão apresentadas durante a conferência:

1. Crimes sem paixão (1937, B. Hecht)
2. Electra/Elektra (1962, M. Cacoyannis)
3. Antigona/Antigone (1961, Tzavellas)
4. As Troianas/The Trojan Women (1971, M. Cacoyannis )
5. Vagas estrelas da ursa maior (1965, L. Visconti)
6. Beloved Electra/Szerelmem, Elektra (1975, M. Jancsó)
7. Profanação/Phaedra (1961, J. Dassin)
8. Édipo Rei/Edipo Re (1967, P. P. Pasolini)
9. O Viajante/Homo Faber (1991, V. Schlöndorff)
10. Crede mi (1996, Bia Lessa)
11. O desprezo (1963, J. L. Godard)
12. Elena and her men (1956, J. Renoir)
13. Helena de Tróia (1956, R. Wise)
14. Helena de Tróia (2000, J. Harrison)
15. Iphigenia (1977, M. Cacoyannis)
16. Grandes nomes: A paixão de Callas (1997, Documentário de G. Caillat)
17. Paixão de Joana D’Arc (1928, C. Dreyer)
18. Medea (1988, Lars von Trier, inspirado no roteiro de C. Dreyer)
19. Appunti per un’ Orestiada Africana (1968, P. P. Pasolini)
20. Nunca te Amei/The Browning Version (1957, A. Aquith)
21. Nunca te Amei/The Browning Version (1994, M. Figgis)
22. Nunca aos domingos (1960, J. Dassin)
23. Destino de Mulher/Destinées (1954, episódio 3, Christian-Jacque)
24. Orpheu (1950, J. Cocteau)
25. Vidas em Fuga/Orpheus Descending (1959, S. Lumet)
26. Orfeu (1958, M. Camus)
27. Orfeu (1999, C. Diegues)
28. Poderosa Afrodite (1995, W. Allen)
29. The Warrios, os selvagens da noite (1979, W. Hill)
30. Um olhar a cada dia (1995, T. Angelopoulos)

Promoção

Universidade Federal do Paraná
Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes
Departamento de Lingüística, Letras Clássicas e Vernáculas - Área de Letras Clássicas
Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos

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