Introdução

Introdução à Área de Letras Clássicas

A Área de Letras Clássicas do Departamento de Linguística, Letras Clássicas e Vernáculas (DLLCV (ou DELIN)) da Universidade Federal do Paraná compreende as disciplinas dedicadas à linguagem na Antiguidade Clássica: Língua e Literatura Grega e Latina¹.

Estas disciplinas constituem titularmente o currículo específico das habilitações de Grego e Latim dentro do Curso de Letras:

Habilitações simples:

Bacharelado em Latim

Bacharelado em Grego

Habilitações duplas:

Bacharelado em Português e Latim

Bacharelado em Português e Grego

Nessas habilitações os alunos devem cursar obrigatoriamente seis semestres da língua da habilitação e quatro semestres da outra língua clássica:

Habilitação em Latim: 6 semestres de Latim + 4 semestres de Grego
Habilitação em Grego: 6 semestres de Grego + 4 semestres de Latim

Além das habilitações específicas de Letras Clássicas, a área também oferece disciplinas para língua estrangeira complementar. Os alunos com habilitação simples em Português - ou seja, que optaram por não obter um diploma em outra língua - devem cursar obrigatoriamente ao menos 240h de uma língua estrangeira complementar, isto é, o equivalente aproximadamente a 4 semestres com 4 horas semanais. Tal língua estrangeira complementar pode ser escolhida tanto entre as línguas modernas oferecidas pelo Departamento de Letras Modernas (DELEM) quanto entre as línguas clássicas oferecidas pelo DELIN: o Grego ou o Latim. Em 2005, dos 40 alunos matriculados em Português Noturno, 19 escolheram Grego ou Latim como língua complementar.

Metodologia

Nas aulas de língua grega e latina são utilizados métodos modernos de ensino de línguas clássicas, com fundamentação linguística e não mais as antigas gramáticas grega e latina, que devem ser apenas obras para referência. Tratam-se de abordagens não-tradicionais que buscam uma aprendizagem rápida e agradável para estudantes sem nenhum conhecimento anterior das línguas clássicas. Nas aulas de literatura enfatizamos a importância da leitura direta e integral dos textos e estimulamos a participação e discussão em aula.

Interdisciplinaridade

Nossos professores não só procuram estabelecer vínculos com as demais línguas e literaturas ensinadas no curso de Letras, como também estender esses contatos a professores de outros cursos, especialmente Filosofia e História, cuja estreita relação com a Antiguidade Clássica é conhecida por todos. Entre os alunos, temos frequentemente em nossas aulas a participação dos cursos de Filosofia e História, e mesmo de cursos como de Música, Direito, Comunicação Social, Medicina, Economia e Física.

Em nossa concepção de Universidade propiciamos um ambiente acadêmico que ofereça a maior diversidade possível de conteúdos, e, no caso de uma universidade pública, especialmente aqueles conteúdos que, por razões puramente econômicas, não são favorecidos nas universidades privadas, como são as línguas e literaturas clássicas.

Portanto, as disciplinas oferecidas pela Área de Letras Clássicas do DELIN estão à disposição de todos aqueles que tenham um pouco de curiosidade em conhecer as obras literárias da Antiguidade Clássica e suas línguas.

Estudos Clássicos

A Área de Letras Clássicas participa de forma especial do currículo do Curso de Letras da UFPR, já que todos os alunos deste curso devem fazer quatro semestres de disciplinas de literatura grega e latina, durante os dois primeiros anos do curso.

Por tradição, os cursos de Letras no Brasil, seguindo um modelo europeu, têm alguma disciplina obrigatória de Letras Clássicas em sua grade curricular. Normalmente, em um ou dois semestres obrigatórios, o latim era ensinado, por ser a origem histórica da língua portuguesa.

Na Universidade Federal do Paraná essa tradição já foi seguida, e os alunos do Curso de Letras deviam cursar dois semestres obrigatórios de Latim e dois semestres obrigatórios de Literatura Grega Antiga, com 4 horas semanais para cada disciplina.

A partir de 2001 decidimos modificar substancialmente a participação das disciplinas da área no conjunto de disciplinas obrigatórias do curso, estabelecendo como prioridade as literaturas e não as línguas clássicas. Consideramos mais proveitoso para os alunos de Letras em geral um contato com as literaturas clássicas da Antiguidade, importantes não só por seu valor intrínseco como grandes obras de arte verbal, mas também por sua profunda influência em diversos períodos da civilização ocidental.

Após esse contato, os alunos do curso de Letras que tiverem um maior interesse por essas culturas clássicas poderão livremente optar por cursar as disciplinas de Grego e/ou Latim. Um exemplo que revela o interesse dos alunos em complementar seu conhecimento das literaturas clássicas com o estudo de suas línguas é que no primeiro semestre de 2003 Grego I apresentou aproximadamente 40 alunos matriculados pela manhã e outros 40 à noite, seguido por Latim I com o mesmo número.

Esta visão do papel dos Estudos Clássicos na formação acadêmica dos alunos de Letras é a mesma que a Universidade de São Paulo adota hoje: o Curso de Letras da USP apresenta dois semestres obrigatórios de Introdução aos Estudos Clássicos. Como na UFPR oferecemos quatro semestres, podemos afirmar que damos aos nossos alunos uma das melhores bases em cultura clássica em cursos de Letras no Brasil.

Estas disciplinas estão organizadas para o estudo dos grandes gêneros literários que se desenvolveram a partir de Grécia e Roma, que se distribuem da seguinte forma:

Literatura Grega I - HL817
Gênero: ÉPICA GREGA | Autor: Homero | Obras: Ilíada e Odisseia

Literatura Latina I - HL818
Gênero: LÍRICA LATINA | Autores: Catulo, Horácio, Virgílio, Ovídio

Literatura Grega II - HL819
Gênero: TRAGÉDIA GREGA | Autores: Ésquilo, Sófocles, Eurípides | Obras: Prometeu Acorrentado, Oréstia, Édipo-Rei, Antígona, Medeia, Bacantes, etc.

Literatura Latina II - HL820
Gênero: COMÉDIA LATINA | Autores: Plauto, Terêncio

Painel de Letras Clássicas

A Área de Letras Clássicas mantém o Painel de Clássicas (11º andar, em frente aos elevadores), onde colocamos avisos das disciplinas da área, notícias relacionadas aos Estudos Clássicos, no Brasil e no Exterior, e informações variadas sobre o mundo clássico de interesse dos alunos.

Gabinete de Clássicas

O gabinete de Letras Clássicas se localiza no 11º andar do prédio D. Pedro I, na sala 1113, e está aberto a todos os interessados em nossas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

_________

¹ Por Língua Latina deve-se entender o Latim, a língua dos antigos romanos, e por Língua Grega, o Grego Antigo - distinto do Grego moderno, idioma da atual República Helênica.

Atualizações | Mapa do site
Voltar | Topo