Cursos
e Eventos
Conferência:
Grécia Clássica no Cinema (mai/2005)
Conferencista: Maria
Cecília de Miranda Nogueira Coelho - deltos@gmail.com
Mestre em Filosofia e Doutora em Letras Clássicas (USP)
Secretária da Secretaria Regional Sul (SC, PR, RS) da
Sociedade
Brasileira de Estudos Clássicos
Coordenação:
Prof.
Jorge Ferro Piqué (jorge.pique@ufpr.br)
Data: Dia 25
de maio de 2005, às 16:30h
Local: Setor
de Ciências Humanas, Letras e Artes - R. Gal. Carneiro,
nº 460.
Ed. D. Pedro I - 11.º andar - Anfiteatro 1100. Cartaz para
divulgação
Inscrição:
Não há taxa de inscrição. As inscrições
podem ser feitas das 16:00 às 16:30, no local da conferência,
ou após a mesma.
Duração:
A conferência durará aproximadamente 1 hora e 50
minutos.
“A tragédia
floresceu e foi aclamada admirável récita e
espetáculo dos homens de outrora, geradora e fornecedora
de ilusão por meio dos mitos e paixões; como
disse Górgias, o que iludiu é mais justo do
que aquele que não iludiu, e o iludido é mais
sábio do que o não iludido. De fato, o que ilude
é mais justo porque, tendo prometido algo, cumpriu,
e o iludido, mais sábio, pois o que se deixa prender
mais facilmente pelo prazer das palavras não é
insensível.”
Plutarco, A Gloria
dos Atenienses 5p. 348c. [frag. 23, Diels-Kranz]
“O contato entre
o diretor e o público é algo único no
cinema, pois este transmite uma experiência impressa
na película em formas radicalmente emotivas e, portanto,
cativantes. O espectador sente necessidade de tal experiência
vicária visando reaver, em parte, o que ele mesmo perdeu
ou deixou escapar; ele persegue isto em um tipo de “busca
do tempo perdido”. Quão humana será esta
experiência novamente adquirida depende somente do autor.
Uma grave responsabilidade!”
A. Tarkovsky, Sculpting
in Time, Texas U.P., p.179
Fragmentos – cenas
– tópicos
a) Ao utilizarmos filmes para
discutir estudos clássicos, devemos considerar tanto
a autonomia da obra cinematográfica como sua função
pedagógica.
b)
As 30 cenas foram escolhidas em uma alusão ao número
de quadros necessários para produzir a ilusão
de movimento (kinema) da captação em vídeo.
Filmes cujas cenas serão
apresentadas durante a conferência:
1. Crimes sem paixão (1937,
B. Hecht)
2. Electra/Elektra (1962, M. Cacoyannis)
3. Antigona/Antigone (1961, Tzavellas)
4. As Troianas/The Trojan Women (1971, M. Cacoyannis )
5. Vagas estrelas da ursa maior (1965, L. Visconti)
6. Beloved Electra/Szerelmem, Elektra (1975, M. Jancsó)
7. Profanação/Phaedra (1961, J. Dassin)
8. Édipo Rei/Edipo Re (1967, P. P. Pasolini)
9. O Viajante/Homo Faber (1991, V. Schlöndorff)
10. Crede mi (1996, Bia Lessa)
11. O desprezo (1963, J. L. Godard)
12. Elena and her men (1956, J. Renoir)
13. Helena de Tróia (1956, R. Wise)
14. Helena de Tróia (2000, J. Harrison)
15. Iphigenia (1977, M. Cacoyannis)
16. Grandes nomes: A paixão de Callas (1997, Documentário
de G. Caillat)
17. Paixão de Joana D’Arc (1928, C. Dreyer)
18. Medea (1988, Lars von Trier, inspirado no roteiro de C.
Dreyer)
19. Appunti per un’ Orestiada Africana (1968, P. P. Pasolini)
20. Nunca te Amei/The Browning Version (1957, A. Aquith)
21. Nunca te Amei/The Browning Version (1994, M. Figgis)
22. Nunca aos domingos (1960, J. Dassin)
23. Destino de Mulher/Destinées (1954, episódio
3, Christian-Jacque)
24. Orpheu (1950, J. Cocteau)
25. Vidas em Fuga/Orpheus Descending (1959, S. Lumet)
26. Orfeu (1958, M. Camus)
27. Orfeu (1999, C. Diegues)
28. Poderosa Afrodite (1995, W. Allen)
29. The Warrios, os selvagens da noite (1979, W. Hill)
30. Um olhar a cada dia (1995, T. Angelopoulos)
Promoção
Universidade
Federal do Paraná
Setor
de Ciências Humanas, Letras e Artes
Departamento
de Lingüística, Letras Clássicas e Vernáculas
- Área de Letras
Clássicas
Sociedade
Brasileira de Estudos Clássicos
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