Cursos e Eventos

Dia 07/12/2010 (Terça-feira)
Anfiteatro 100

9:30: Apresentação do Evento
10:00 – 12:00: Palestra de Abertura: Um fundamento para o tempo: uma resposta plotiniana a uma objeção de Heidegger e Borges (Resumo)
14:00 – 16:00: Palestra: A Egitomania na América do Sul: considerações teóricas (Resumo)
16:30 – 18:00: Comunicações I:
Dra. Jane Kelly de Oliveira (UEPG): O coro e o desenho dos quadros cênicos nas comédias de Aristófanes (Resumo)
Leandro Dorval Cardoso (Mestrando/UFPR – Bolsista Capes/REUNI): Possibilidades de Tradução dos Metros Plautinos do Amphitruo para o Português (Resumo)
Vivian Carneiro Leão Simões (Graduanda Unesp/Araraquara – Bolsista CNPq/PIBIC): A arte e o engenho do carpe diem e sua expressão em língua portuguesa (Resumo)
Mariana Bravo de Oliveira (Graduanda Unesp/Araraquara – Bolsista CNPq/PIBIC): A Naturalis Historia como fonte para a leitura/tradução de textos da literatura latina (Resumo)
19:00: Apresentação teatral

Dia 08/12/2010 (Quarta-feira)
Anfiteatro 1100

10:00 – 12:00: Palestra: A Farsália de José Feliciano de Castilho (1864): altiloquia e robustez de uma tradução esquecida (Resumo)
Dr. Brunno V. G. Vieira (UNESP Araraquara/apoio FAPESP)
14:00 – 16:00: Mesa-redonda I: Recepção dos Antigos na Literatura
Coordenador: Ms. Bernardo Brandão (UFPR)
Dr. Patrícia da Silva Cardoso (UFPR): O devaneio clássico de Ricardo Reis (Resumo)
Ms. Irene Cristina Boschiero: (Resumo)
Ms. Guilherme G. Flores (UFPR): Épica, tragédia e lírica nas Argonáuticas de Apolônio de Rodes (Resumo)
16:30 – 18:00: Comunicações II:
Cíntia Martins (Mestranda Unesp/Araraquara – Bolsista Capes): O signo “mão” em Phoenissae, de Sêneca (Resumo)
Daiane Graziele Schiavinato (Graduanda Unesp/Araraquara – Bolsista Fapesp): O Orator de Cícero: Tradução e Estudos dos Fragmentos de uma Poética Clássica (Resumo)
Mariana Peixoto Pizano (Graduanda Unesp/Araraquara – Bolsista CNPq/PIBIC): Linguística, poética e cultura: estudos do Texto latino (Virgílio, VIII Égloga) (Resumo)
Thalita Morato Ferreira (Graduanda Unesp/Araraquara): Poética e Figuratividade: Semiótica aplicada a textos clássicos latinos - V Égloga de Virgílio (Resumo)
19:00: Mini-curso: Hieróglifos: princípios básicos e sua interação com a arte (Resumo)
Ms. Moacir Elias Santos (GEE-Maat/CEIA/PPGH – Universidade Federal Fluminense)

Dia 09/12/2010 (Quinta-feira)
Anfiteatro 1100

10:00– 12:00: Palestra: Sócrates e Alcibíades personagens de Agustina Bessa-Luís (Resumo)
Dra. Anamaria Filizola (UFPR)
14:00 – 16:00: Mesa-redonda II: Diálogos História e Literatura
Coordenadora: Dra. Ana Maria Burmester (UFPR)
Dr. Alessandro Rolim de Moura (DLLCV/UFPR): Recepção de Estácio e Lucano no De Gestis Mendi de Saa (Resumo)
Ms. Bernardo Brandão (UFPR): A imagem do filósofo na comédia e na filosofia grega (Resumo)
Rafael Faraco Benthien (DEHIS/UFPR): Latinistas e Helenistas em revista(s): notas sobre a especificidade francesa (1870-1918) (Resumo)

16:30 – 18:00: Comunicações III:
Débora C. de Moraes (Graduanda Unesp/Araraquara – Bolsista CNPq/PIBIC): A vertigem e o caos: Tiestes (983-97) na tradução de Castilho José (Resumo)
Ms. Fábio Gerônimo Mota Diniz (Doutorando/Unesp Araraquara – Bolsista CNPq): Exercício tradutório: EROS DRAPETES de Mosco (Resumo)
Joana Junqueira Borges (Graduanda Unesp/Araraquara – Bolsista Fapesp): Castilho José e a tradução dos ‘bejos’ de Catulo (Resumo)
Luiza dos Santos Souza (Graduanda UFPR): A dupla tradução de Tibulo, I, X por um curioso obscuro (Resumo)
Ms. Moacir Elias Santos (GEE-Maat/CEIA/PPGH – Universidade Federal Fluminense)

Dia 10/12/2010 (Sexta-feira)
Anfiteatro 1100

10:00 – 12:00: Comunicações IV:
Fernando Botton (Graduando, UFPR – Bolsista PET-História): Cinismos: Os filósofos chamados cachorros e o delineamento de uma tradição contra-filosófica (Resumo)
Daniel Verginelli Galantin (Graduando, UFPR – Bolsista CNPQ-Pibic): Exercício tradutório: EROS DRAPETES de Mosco (Resumo)
Sandro Aramis Richter Gomes (Mestrando/UFPR): As relações entre antigos e modernos na economia política e na historiografia do Brasil oitocentista: os textos de Antonio Vieira dos santos e José da Silva Lisboa (Resumo)
Marcelo Bourscheid (PG – UFPR): A perfomance como um novo paradigma na recepção da tragédia grega (Resumo)
14:00 – 16:00: Mesa-redonda III: Diálogos Literatura e Filosofia
Coordenadora: Dra. Renata Senna Garraffoni (UFPR)
Dr. Rodrigo Tadeu Gonçalves (UFPR): Efeito sofístico e tradução como performativo (Resumo)
Dr. Lucio Souza Lobo (UFPR): Tomás de Aquino e a doutrina da analogia (Resumo)
Ms. Joseane Prezotto (UFPR): Desexplicando a sofística, lendo Barbara Cassin (Resumo)

17:00: Encerramento
Atualizações | Mapa do site